terça-feira, 26 de março de 2013

Feudos


"Definição:

Na Europa, durante a Idade Média (século V ao XV) o feudo era um terreno ou propriedade (bem material) que o senhor feudal (nobre) concedia a outro nobre (vassalo). Em retribuição, o vassalo deveria prestar serviços ao senhor feudal, pagar impostos e oferecer lealdade e segurança.

Instalações principais:

Um feudo medieval (território), geralmente, era constituído pelas seguintes instalações: castelo fortificado (residência do nobre e sua família), vila camponesa (residência dos servos), área de plantio, igreja ou capela, moinho, estábulo, celeiro, etc.

Disputa pelos feudos:

Como neste período a propriedade da terra era sinônimo de poder econômico, político e social, eram comuns as guerras e batalhas pela disputa de feudos. "
(Fonte: Sua Pesquisa)

Leia Mais sobre o tema em:
Blog - Só pra Historiar
Wikipédia
Sua Pesquisa
Só História

Os alunos das turmas de 7º Ano 01 e 02 juntamente com a Professora Denise da Disciplina de História estão estudando o tema Feudalismo, além de atividades e aprendizado em sala de aula, os alunos estiveram na Sala Informatizada para visualização mais proximal de como eram compostos os sistemas feudais e quais eram suas características, após todas as análises as turmas confeccionaram maquetes para representar os Feudos.

Observe que lindo o resultado das criações:











  




Reações:

Um comentário:

  1. Achei a iniciativa do método de ensino do Sistema Feudal muito válida e compensadora, além de fazer com que os alunos investiguem os fatos históricos para poder representá-los, o mesmo é valorizado por sua criatividade e expressão do que aprende!

    Ótima ideia e prática!
    Parabéns à todos envolvidos!
    Profª da Sala Informatizada

    ResponderExcluir