terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Internacional do Livro


"O Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais, 23 de abril, é comemorado para estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual (direito sobre a criação de obras científicas, artísticas e literárias). 

A data foi instituída em 1995,  pela Unesco – organização voltada para a Educação, Ciência e Cultura, que integra as Organização das Nações Unidas. A escolha do Dia do Livro não foi aleatória: em 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes e Shakespeare, dois destaques da literatura universal. 

O Dia do Livro é, portanto, uma oportunidade de render uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, motivar a descoberta do prazer da leitura e reconhecer a contribuição dos escritores para o progresso social e cultural. 

A ideia dessa celebração surgiu na Catalunha (Espanha), onde, nessa data, tradicionalmente, dá-se uma rosa ao comprador de um livro."
(Fonte: Turminha do MPF)

E agora os livros eletrônicos!

Os livros eletrônicos, ou e-books, representam uma tecnologia que tende a crescer cada vez mais. Disponíveis para download, geralmente são gratuitos ou muito baratos. 
Há portais independentes ou subsidiados, como o Domínio Público  http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp do Ministério da Educação, que já nos primeiros três meses de lançamento contava com 6,2 milhões de acessos.


Algumas dicas para você cuidar de seus livros:

Não manuseie com as mãos sujas;
Não rabisque a capa ou as folhas;
Não rasque, nem arranque folhas;
Não apóie o cotovelo no livro;
Não coloque entre as páginas objetos mais espessos que o papel;
Não dobre o canto das folhas;
Não use saliva para virar as folhas;
Não coma, nem beba próximo aos livros.


Cuide bem de seus livros!


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário