sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dia da Música


"No dia 21 de junho comemora-se o Dia da Música. A origem do termo vem do grego, “Mousikê”, que significa “arte das musas”, inspiração para todas as manifestações mitológicas e de cultura grega. Por esse motivo, incluía-se a poesia e a dança também, que tinham em comum com a música o ritmo. 

É difícil precisar como surgiu a música, ou em qual momento o ser humano passaram a utilizar instrumentos para extrair sons, ritmo e melodias. Embora alguns estudos indiquem que a música tenha surgido na era paleolítica e que tenha tido como ponto de partida a observação de sons da natureza. Ao contrário de outras manifestações primitivas da arte, como as pinturas que ficavam gravadas nas cavernas, a música não podia ser registrada. Sendo assim, a data do nascimento dessa forma de expressão continua sendo um mistério.

Porém, é indiscutível que desde a antiguidade a música marca a história do homem, sempre presente em diversas situações. A música sempre embalou desde rituais religiosos até festivos e profanos. Por um longo tempo, a música acompanhou a literatura, movimento que perdurou até o período medieval, quando as cantigas tinham ritmos marcados por instrumentos, como a lira, além do próprio canto do trovador. Atualmente, a música assume novas funções, servindo de instrumento para terapias alternativas da psicologia ou mesmo como objeto de estudo de muitos pesquisadores.

A música, considerada uma forma de arte por seu ideal de representação da antiga Grécia , pode ser subdividida em gêneros e subgêneros:
erudita - forma considerada pelos clássicos como a representação perfeita da inteligência humana através de instrumentos; 
popular; religiosa; ou ainda folclórica – conceituação mais particular sobre essa arte, pois cada país, povo ou etnia imprime as próprias características de diversos aspectos sociais.

Portanto, a “Mousikê” pode também ser sublinhada como manifestação dos sentimentos da alma, sendo a manifestação estética concreta do emocional. Por seu ideal helênico de representação, a música é considerada uma forma de arte. Por ser um canal efetivo de comunicação, alguns críticos também sublinham a atividade musical como meio de transmissão e recepção de determinadas mensagens e contextos."
(Fonte: Porto Web - Datas Comemorativas)

Lei mais em: Smartkids

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário