terça-feira, 18 de junho de 2013

Modernismo

"O modernismo foi um movimento literário  e artístico do início do séc. XX, cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica), a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país. Apesar da força do movimento literário modernista  a base deste movimento se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura.
No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência. No entanto, devemos lembrar que o modernismo já se mostrava presente muito antes do movimento de 1922. As primeiras mudanças na cultura brasileira que tenderam para o modernismo datam de 1913 com as obras do pintor Lasar Segall; e no ano de 1917, a pintora Anita Malfatti , recém-chegada da Europa, provoca uma renovação artística com a exposição de seus quadros. A este período chamamos de Pré-Modernismo (1902-1922), no qual se destacam literariamente, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos; nesse período ainda podemos notar certa influência de movimentos anteriores como realismo/naturalismo, parnasianismo e simbolismo."
(Fonte: Info Escola)

Os Alunos das 8ª séries 01 e 02 juntamente com a Professora Denise estudaram e trabalharam este tema em suas aulas de História, dando ênfase à grandes nomes da Literatura e Arte Brasileira, os mesmos realizaram pesquisas na Sala Informatizada enfocando: a biografia de determinados autores e artistas, como também suas obras e imagens que representassem este movimento, na sequência elaboraram uma pequena Mostra dos dados coletados.

Veja como ficaram os resultados:





Reações:

0 comentários:

Postar um comentário