quinta-feira, 19 de março de 2015

Tecido Adiposo

Contextualização:

O tecido adiposo é formado por células do tecido conjuntivo que acumulam lipídios (gorduras) em seu interior, no citoplasma. Essas células, chamadas de Adipócitos, em sua maioria, são de forma esférica e maiores que as demais. A gordura armazenada nessas células servirá como fonte de energia para o organismo. Também constitui um excelente isolante térmico e isolante mecânico, pois absorve os impactos, impedindo que estes cheguem aos órgãos e os danifiquem. 

Ocorre principalmente sob a pele, exercendo funções de reserva de energia, proteção contra choques mecânicos e isolamento térmico. Ocorre também ao redor de alguns órgãos como os rins e o coração.

As células adiposas possuem um grande vacúolo central de gordura, que aumenta ou diminui, dependendo do metabolismo: se uma pessoa come pouco ou gasta muita energia, a gordura das células adiposas diminui; caso contrário, ela se acumula. O tecido adiposo atua como reserva de energia para momentos de necessidade.



Leia mais sobre:

Atividade:
Dando continuidade aos estudos sobre as células (animais e vegetais) os alunos tiveram a oportunidade de analisarem os desenhos que representam a estrutura celular das células adiposas. Após uma análise das principais características e informações, os mesmo redesenharam a célula adiposa em seus cadernos para estudos posteriores, dando ainda mais ênfase e significância ao processo de aprendizado.

Turma:
8º Ano 01
Professora:
Kátia Santos
Disciplina:
Ciências

Registro da Atividade Realizada:
(Clique na Imagem para Ampliar)











Reações:

0 comentários:

Postar um comentário