terça-feira, 25 de agosto de 2015

Xilogravura

Contextualização:


Xilogravura ou xilografia é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.

É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de um instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Após este procedimento, usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a "xilogravura de topo".

Atividade:

A partir da apresentação do conteúdo e dado os princípios aos quais compreende a impressão da Xilogravura, a professora realizou uma atividade diferenciada e mais simplificada para que os alunos criassem suas próprias impressões a partir de um desenho "talhado" em um material mais acessível, então foram utilizadas formas de isopor, tais como são utilizadas em bandejas de alimentos. Assim, os alunos criaram suas gravuras no isopor e realizaram a impressão com tinta em um mural que foi exposto no corredor da escola. Foi um belo trabalho para compreensão do conteúdo e também novos aprendizados.

Turma:
8º Ano 01

Professora:
Wanessa

Disciplina:
Arte

Exposição das Atividades:
Clique na imagem para ampliar









Reações:

0 comentários:

Postar um comentário